Alguns estudos indicaram que os campeões na infidelidade são os homens. Mas atualmente, as mulheres também se mostram abertas quanto a manter relações extra-conjugais. O fato é de que quando a traição surge na história do casal, eu diria que se trata do momento mais delicado para uma crise.
Se você já foi traído você costuma se sentir inferior e começa a se perguntar o que tem de errado com você. E se você já traiu, eu imagino que tenha sido confuso assimiliar o amor que você sente por alguém e o seus desejos por outra pessoa.
Fique tranquilo, você foi ensinado a se sentir dessa maneira por conta do nosso contexto cultural e de toda a história por trás da monogamia. Eu acredito que chegou a hora de repensarmos sobre a infidelidade.
Afinal de contas, por que as pessoas traem?
Listei cinco motivos pelos quais observo mais esse padrão:
- Quando estão desconectadas emocionalmente ou sexualmente do cônjuge
- Pelo simples fato de querer variar
- Bloqueios emocionais
- Necessidade de viver fortes paixões
- Inseguranças quanto ao sentimento de amor
Na prática, cada um tem seus motivos para justificar a infidelidade. O fato é de que toda quebra de contrato, ou seja, o acordo que o casal tinha, e que foi rompido, exigirá dos dois, capacidade e coragem para enfrentar esse momento. Seja rompendo de uma vez ou reatando a relação, a confiança é o pilar do relacionamento, sendo crucial para que vocês consigam reestabelecer o acordo que foi rompido.
Se identificou com alguma situação? Conheça a Terapia de Casal e saiba como posso te ajudar.
Com carinho, Nicole.