Como saber se vale a pena lutar por um relacionamento: dicas para tomar a decisão certa

displeased black woman with unrecognizable boyfriend during conflict on bed
Alex Green on Pexels.com

É sempre muito delicado quando chega a hora de decidir se vamos lutar por uma relação ou desistir dela.

Você já passou por isso?

Tenho certeza que essa dúvida já deve ter chegado até você em algum momento da sua vida.
Embora cada caso seja um caso, existem alguns parâmetros que você pode seguir quando você estiver angustiada(o) e precisa tomar uma decisão sobre continuar ou não com esse relacionamento. As dicas que eu vou te dar podem te ajudar a perceber quando for a hora de insistir no amor da sua vida ou pegar suas coisas e ir embora de vez.


Antes de tudo, tenho que te dizer que só vale a pena insistir na relação quando os dois querem, ok? Não vale a pena lutar sozinha(o) quando o outro já “pulou do barco”ou não demonstra o menor interesse em melhorar.

Para salvar qualquer relacionamento é imprescindível o desejo de ambos!

Quando você estiver passando por esse tipo de situação, seja claro e honesto desde o começo. Exponha como você se sente e o que você pensa, sem agredir ou cobrar o outro. Exponha que vocês tem um problema e precisam conversar. Diálogo é tudo dentro de um relacionamento.
Entendam que vocês tem uma história até então, vale a pena rever o que pode ser resgatado ou o que pode ser mudado ou extinto de vez da relação. Talvez comportamentos ou sentimentos que já não servem mais. Mágoas do passado não são bem vindas nesse momento. Se você tem mágoas do seu parceiro, faça terapia. Mas não fique jogando o passado no seu momento presente, isso seria cavar a própria cova.

Um ponto importante aqui, é que esse assunto terá que ser discutido em algum momento pelo casal, e embora seja angustiante falar sobre isso, um diálogo franco, honesto e sem acusações terá que acontecer. Colocar esse tema pra debaixo do tapete só vai gerar mais angústia, dúvidas e até ressentimentos.
Existem muitos casos onde um dos dois insiste sozinho na relação, o outro se cansa e vai embora sem dar sinais, deixando quem está disposto a lutar pela relação, com a sensação de ter sido enganado. Mas isso é assunto pra um outro texto.

Se você tem desejo de reconstruir uma relação que vai mal, vale muito a pena olhar profundamente para os sentimentos dos dois e perceber se ainda há amor. Costumo dizer isso quase sempre: Que só o amor não basta para duas pessoas ficarem juntas, mas que sem amor, é impossível ter relação alguma. O amor e a base de tudo, mas a relação não pode contar só com o amor de vocês, senão vira uma esperança em algo que não é concreto. Contar com a sorte para que vocês se acertem é como estar num barco afundando e se preocupar com a temperatura da água ao invés de procurar um bote salva vidas. O que vocês precisam é de um profissional para auxiliar vocês dois a refletir sobre o que é benéfico para a relação.

Falando um pouco mais sobre salvar a relação ou desistir dela, eu quero te dizer que não existe uma decisão fácil, rápida ou até mesmo milagrosa. Costuma-se pensar que salvar uma relação diz respeito em manter o casal junto, independente do que aconteça. Infelizmente essa crença pode prejudicar muito a saúde de vocês, visto que o importante não é manter uma relação a todo custo, mas sim, que os membros do casal estejam felizes. Em alguns casos para salvarmos uma relação ela precisa acabar.

woman in white dress shirt and black skirt sitting on gray couch
Photo by cottonbro on Pexels.com

Quando se trata de escolhas a dois, existirão diferentes perspectivas que precisarão ser alinhadas com a realidade da relação. Vocês agora precisam encontrar o que promove a saúde da relação e o que não promove, para enfim entenderem o que vale a pena para a relação.

Na dúvida, a Terapia de Casal é completamente indicada para que vocês conversem sobre isso.

Esse texto foi útil para vocês? Clique aqui e saibam como posso ajuda-los.

Com carinho, Nicole.

Nicole Rocha

9 thoughts on “Como saber se vale a pena lutar por um relacionamento: dicas para tomar a decisão certa

  1. A minha mulher quer acabar a relação porque diz que se fartou de mim e de lutar por nós.
    Coisa que eu ainda não entendi até ao dia de hoje eu dei tudo de mim, tudo mesmo ajudava em tudo que era preciso e não está a ser fácil isso .
    Ela quer um tempo para ficar sozinha e não quer ninguém a seu redor , quer se esolar e pensar só nela .
    Mas a esperança que me deixou foi ela diz que me vai ajudar em tudo igual , vai me apoiar em tudo , vamos poder tomar café e até mesmo jantares etc .
    Isso tudo me deixa com esperanças , será que vale a pena eu lutar para reconstruir tudo aquilo que eu fiz de mal para trás e ter um começo bom?

    1. Oi Bruno! Em uma relação não é possível que apenas um de vocês tenha lutado pelo relacionamento, realmente lutar sozinho não vale a pena. Eu te diria que se você tem a sensação de ter feito de tudo e mesmo assim sua esposa não entendeu isso, que você de alguma forma verbalizasse isso pra ela.
      Muitos homens tem a mesma sensação que você. Eu diria que pelo fato de que culturalmente homens e mulheres parecem não falar a mesma lingua. Mas isso é um engano.
      Talvez vocês não tenham a mesma perspectiva sobre o que é de fato lutar pelo casamento.
      Então o que posso te dizer é de que somente quando os dois estiverem juntos e dispostos, olhando para o mesmo objetivo, é que podem ter mais chances de resolver os problemas entre vocês.
      Mas vocês precisam fazer isso juntos.
      A Terapia de Casal pode ajuda-los. Contem comigo para isso.

      Meu telefone de contato é (44)3170-0535

      Abraço, Nicole.

  2. Há quase 2 anos meu marido saiu de casa, disse que não confia em mim e que acha que eu o traia durante os 17 anos juntos. A questão é que não conseguimos seguir em frente durante esses quase 2 anos e resolvemos “tentar” só que descobri que ele mesmo nessa “tentativa” saia com outras mulheres e vivia uma vida como solteiro, quando questionado justificou com essas palavras, que não confia, mais estava tentando de verdade.

    1. Oi Ana!
      Me parece que seu marido projetou em você os desejos que eram dele. Até porque, quem saiu com outras pessoas, foi ele, não é mesmo? Damos o nome disso de PROJEÇÃO. Quando algo já está dentro de nós, mas jogamos a responsabilidade no outro.
      O que me pareceu aqui foi uma falta de responsabilidade dele de assumir os próprios desejos. E com essa “tentativa”, ele se esquivou, responsabilizou você e você ficou tentando sozinha né.
      Te oriento a buscar autoconhecimento para não permanecer nesse tipo de relação.

      Estou a disposição por aqui e também pelo e-mail contato@nicolerocha.com.br

      Um abraço!!

  3. Estou em um relacionamento a 2 anos 1 mês, mas decidi terminar por conta de muitas brigas, sempre por orgulho da parte dos dois, mas agr ele decidiu me procurar e conversar e tentar resolver, porém estou muito confusa, pq eu já havia dado outras duas chances pra ele, o mais difícil disso tudo é que ele é muito fechado, fala pouco, e só toma uma atitude quando ver que estou desistindo; algum concelho?

    1. Oi Andressa!
      É importante você saber de que tentar resolver os problemas que vocês tem, deve vir acompanhado de atitudes. O que de fato foi feito para tentar resolver e solucionar os desafios do relacionamento?

      Escrevo isso pois a tentativa de solução, é igual a mudança, deve vir junto com atitudes e comportamento, caso contrário vira apenas uma promessas.

      Outro ponto que me chama atenção é o fato de que ele te procura quando você desiste da relação. Talvez você esteja dando brechas pra ele voltar sempre que quer. Essa decisão deve ser sua, de permitir que ele volte.

      Eu tenho um programa que pode te ajudar a se desligar do seu ex e a seguir em frente, se for isso que você realmente quer, o Detox do Ex pode ser útil pro seu momento.
      Mas repito, só se você realmente quiser seguir a diante sem ele. Caso você queira permanecer nesse tipo de relação, o meu programa não vai te ajudar.
      Caso queria resolver essa situação, entre em contato comigo. Me siga no Instagram @nicolerochapsi

      Fique bem!
      Um abraço.
      Nicole Rocha.

      1. Olá boa tarde! Tenho 29 anos e terminei um relacionamento recentemente, faz 30 dias desde a última vez que nos vemos, e 3 semanas que ela me bloqueou mas não bloqueia minha mãe ou irmã… Brigamos pq eu era muito ciumento, mas eu ainda amo ela, antes de me bloquear ela veio atrás de mim 2 vezes mas desmarcou pq sentia confusa e que tinha duas delas, ela.disse que eu não mudaria meu jeito de maneira nenhuma pq o pai dela era assim e feriu muito ela e me bloqueou dizendo me amar, eu estou sofrendo muito com isso pq eu ainda amo ela mas tenho dúvidas em relação ao voltar não me sinto seguro, o que acontece é que eu não consigo parar de pensar nela nem por um instante, hoje decidi comprar um presente pra ela e deixar no serviço dela com uma carta mas algo me dá dúvidas mas eu preciso fazer isso sabe, como forma de me abrir com ela pq eu não fui atrás de nós meio que aceitei o fim pq ela queria isso eu estou confuso hoje acordei com raiva dela mas não quero sentir isso,

  4. Boa noite. O meu nome é Danilo, tenho 32 anos e moro na região metropolitana de São Paulo. A minha dúvida é o seguinte: Eu amo uma garota! É a minha amiga e está se esperando, já tivemos certos momentos bons e ruins e sempre que conversamos nesse assunto específico brigamos. Eu quero esperar ela resolver tudo mais as vezes fico pensando se vale a pena. O que é que eu faço?

  5. Tenho uma namorada, a mãe dela não gosta de mim, e me deu um esculacho bem dado, mais a filha dela ainda quer ficar comigo, agente só se ver escondido, isso me deixa mal, e sofro com ansiedade, o que devo fazer ? Quem poder me ajudar com um conselho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade Política de Cookies