Você discute sobre seu relacionamento com seu parceiro(a)?
O motivo da pergunta é bem simples, a maioria das pessoas tem pavor em começar uma DR (discussão de relacionamento) e geralmente fogem totalmente do problema em questão. Sabe quando você coloca os problemas para debaixo do tapete? É exatamente isso o que acontece quando você e seu parceiro não discutem sobre o relacionamento de vocês.
A relação a dois é constituída por altos e baixos, isso é fato. Mas como é que você lida com os problemas entre vocês?
Conversando ou Gritando?
A verdade é que cada casal tem sua particularidade, mas existem formas de você se comunicar de maneira simples e objetiva.
Lembrando: discutir não é o mesmo que brigar.
Não são raros os casos de pessoas que terminam um relacionamento pelo simples fato de não conseguir discutir sobre aquilo que os incomoda dentro da relação. Uma pesquisa do IBGE feita há anos atrás, mostrou que os casais costumam se separar cada vez mais cedo e com menos tempo de casado.
No ano de 2001, o IBGE apresentou dados estatísticos mostrando que apenas 8,5% dos casamentos eram acabados com entre até quatro anos de casamento. Mas no ano de 2011 esse percentual subiu para 20,8%.
Discutir a relação abre possibilidades para entrar em acordo com o outro e chegar em uma solução que seja mais agradável para ambos.
Estávamos acostumados com casamentos como o de nossos avós, que duravam no mínimo 40 anos, e de repente nos deparamos com dados tão alarmantes sobre o divórcio.
Mas eu não quero me atentar apenas a divórcios, quero chamar atenção também para um período anterior ao casamento: o namoro.
O namoro é momento importantíssimo para se conhecer alguém e aprender como se comunicar de forma eficiente. É no namoro que devemos estar atentos às brigas, discussões que não chegam a lugar nenhum e aos momentos de extrema tensão. O namoro nos oferece muitas oportunidades para aprimorar nossa forma de conversar e de aprender como resolver os conflitos de forma harmoniosa.
O namoro tem extrema importância para que uma pessoa decida se a outra é a pessoa “certa” ou não para concretizar um casamento, portanto, discutir os pontos divergentes entre os membros do casal pode servir de ferramenta para remediar um possível término. Quem sabe até, realizar uma manutenção dessa relação a dois.
Formas de se manter uma DR saudável
Tenha em mente que é possível conversar da melhor forma possível e chegar a uma conclusão para o problema que estão enfrentando.
- Essa DR deve ter o objetivo de solucionar a questão em si
- Preze por não ofender e acusar o outro(a) durante a discussão
- Escolha as melhores palavras que puder utilizar para expor seu ponto de vista
- Caso observe que a discussão está indo para um viés negativo ou muito desconfortável, opte por conversar em outro momento
- Saiba o momento certo de pedir desculpas e de aceita-las do outro(a)
- Tente entender o ponto de vista do parceiro(a) ao invés de expor somente o seu
O fato é que em algum momento do relacionamento, vocês dois vão ter que discutir sobre a relação. E a boa notícia é que isso não precisa ser um pesadelo. Vocês só precisam encontrar formas de alinhar seus pensamentos para resolverem problemas juntos.
Se você precisa de auxílio pra conversar com seu parceiro(a) Clique aqui e saiba como posso te ajudar
Com amor, Nicole.